Mestrando com pouca experiência
- Bruno Akira
- 10 de fev. de 2018
- 4 min de leitura

Muita gente pensa "será que eu posso mestrar mesmo sem experiência?" e a primeira resposta que se vem na mente é, se não pudesse não existiriam mestres afinal, quem foi o primeiro DM? Será que ele ensinou TODOS os novos DMs após ele ou essa nova safra de mestres de jogo simplesmente aprenderam sozinho com suas experiências e erros?
De fato narrar uma campanha longa sem muitos erros não é para qualquer mestre. Deixar um grupo de jogadores entretidos por semanas e até meses é uma tarefa que exige muito empenho, carinho com a história e uma pitada de maldade para que o mundo seja algo vivo que respira e muda a cada ação dos jogadores mas... E como se chega nesse patamar de qualidade?
Quando eu narrei minha primeira aventura eu já tinha alguns anos como jogador e certa experiência com alguns tipos de mestres, seja os mais lixos, seja os melhores e, com isso, desenvolvi meu método de narrativa e construção de aventuras usando a maneira "Sandbox" (resumidamente um mundo aberto para os jogadores) em que as ações geram consequências e liberam arcos escondidos deixando os jogadores com mais ou menos problemas. Falando em arcos é assim que a aventura se desenvolve. Existe um arco em que os jogadores são colocados para resolver um problema e mini arcos que eles precisam explorar para ter informações e meios para resolver o arco principal, em meio a exploração eles podem consertar tudo tranquilamente ou então liberar cada vez mais problemas de acordo com as consequências das ações deles.
Mas eu já sou um mestre experiente que errei pra caramba durante meus anos narrando para os mais diversos grupos, onde entra a dica para narradores sem experiência?
Um termo simples que vai te ajudar e MUITO a criar experiência:
One Shots.
Exatamente, as famigeradas "aventuras de 3 horas ou menos" onde o grupo de jogadores são apresentados a um problema e ao meio de resolver tal problema, sem necessidade de interpretar a fundo seus personagens ou de passar horas explorando NPCs e locais para buscar informações sobre a fraqueza a prata do Lobisomem. Nas one shots eles sabem que o Lobisomem está atacando a vila, sabem o esconderijo dele e ainda possuem armas de prata pra dar conta do recado.
Tudo muito rápido, perigoso e explosivo, one shots é o melhor meio para criar experiência narrativa. Por tudo estar "pronto" e encaminhado você tem que se ater a poucos preparativos para rodar seu jogo e melhorar poucos aspectos na construção da sessão. Aqui seria o "guia para montar uma one shot by Bruno Akira".
1 - Prepare um problema.
Literalmente QUALQUER COISA funciona aqui. Quanto maior o problema maior será o nível dos personagens disponíveis para jogadores. Enfrentar um Lobisomem e alguns vários lobos pode ser extremamente mortal para aventureiros nível 1 mesmo com armas de prata então um grupo de 4 jogadores nível 2 ou 3 pode ser menos perigoso. Lembre que lobos atacam em bando e possuem "pack tatics" ganhando vantagem nos ataques sendo útil contra personagens com CA alta ou muito HP, use isso contra os jogadores para criar tensão na mesa enquanto o "Boss" vai usar sua inteligência para pular na backline e tentar destroçar os Mages e Rangers.
2 - Envolva os jogadores com descrições ABSURDAS dos locais, monstros e qualquer coisa que eles vejam.
Seja mais que os olhos dos jogadores. Seja todos os sentidos deles. Fale o cheio que eles sentem quando entram na floresta do Lobisomem, fale o que eles veem no chão e nas árvores ao redor, diga sobre o clima e como os aldeões reagem quando são questionados por informações. Seja um bom narrador e aprenda a criar essas descrições. Um exercício que eu faço até hoje é ver imagens no google e treinar descrições delas, funciona pra caramba.
Um detalhe, lembre de NUNCA passar 10 minutos fazendo uma descrição. Tem que ser algo "rápido" porém bom o bastante para colar no cérebro do grupo de jogadores para evitar coisas como "ta de dia?" ou "nós vemos as árvores ou uma caverna" sendo que você explicou que está de dia e estão no meio de uma floresta com árvores altas de frente para uma caverna com o fundo escuro.
3 - Tenha acesso rápido aos dados dos monstros.
Como tudo vai ser mais rápido prepare uma iniciativa pré pronta para seu grupo de monstros assim quando o grupo encontrar os inimigos você não vai perder uns 5 minutos perguntando iniciativas. Outro ponto é ter a CA e HP deles para saber se eles foram acertados ou mortos pelos jogadores e por fim características (Pack Tatics, Imunidades e Vulnerabilidades) que precisem ser lembradas durante o combate.
E seguindo essas dicas da pra levar uma One Shot bem tranquilamente e com uma boa qualidade. Você vai ter tudo pronto e conseguir entreter seu grupo até o final da aventura e aquelas 3 horas serão muito bem aproveitadas com uma curta investigação, uma procura pelo alvo e um combate eletrizante.
Aos poucos suas one shots vão ter uma qualidade cada vez maior e você começa a aumentar as one shots para two shots, aventuras curtas e por fim uma aventura de várias sessões.

Para criar experiência primeiramente você tem que colocar a cara e tentar, seu aprendizado vai ser lendo as regras apenas para aquela oneshot, logo depois você vai estar familiarizado com regras mais profundas até o ponto que conseguirá mestrar longas aventuras sem nem precisar checar regras nos livros (a não ser algo bem estranho como efeito de magias ou itens que você não tenha preparado) e seguindo essas dicas para ajudar na preparação de sessões maiores vai te ajudar ainda mais nisso.
Espero que tenham gostado do texto. Foi essa forma que eu melhorei minha narrativa e com o decorrer dos anos vez ou outra faço one shots para testar novas formas de narração e isso ajuda a ver o que funciona e o que não funciona tão bem e aos poucos eu vou ganhando bagagem.
Bom é isso. Aos poucos vou soltando outros textos para mestres novatos e as coisas que fiz para melhorar a mim como mestre. Lembrem-se que no meu canal da Twitch estarei todos os domingos online com minha mesa presencial e durante a semana uma ou outra stream com algum assunto e no canal do Youtube estarão todas as lives gravadas para quem não assistir ao vivo.
Até a próxima e que Tymora abençoe os dados de vocês.
Twitch - twitch.tv/nostalgicplayer
Youtube youtube.com/user/EpicNostalgicPlayer
Comments